Por que fechamos os olhos ao espirrar?

|

O espirro é a irritação das vias nasais por meio de alguma partícula estranha ou micro-organismos, grande quantidade do ar que respiramos atravessa rapidamente pelo nariz, facilitando a limpesa das vias, cada espirro pode alcançar até 160 km/h, dispersando cerca de 40 mil gotículas de saliva no ar, mas a pergunta é: Por que não conseguimos espirrar de olhos abertos?


A resposta é simples, quando partículas ( poeira, fumoça ou qualquer outra coisa ) invadem as vias nasais desperta os receptores locais que enviam mensagens ao tronco encéfalico que é o momento de agir, o tronco imediatamente reage mandando diversos impulsos motores que contraem o abdomen, o tórax e o diafragma, causando o espirro. Essas contrações atigem o músculo orbicular, que controla o abrir e fechar dos olhos, e é por conta de todo esse esforço que fechamos os olhos no momento que espirramos.
Algumas pessoas dizem que por conta da velocidade do espirro, espirrar de olhos abertos poderia ocasionar o pulo dos olhos de suas órbitas .

Eeeeeca!



Veja outros posts do blog:




13 comentários:

Renata disse...

uhaahuuhahua eca mesmo...
eu jah sabia dessa do espirro
parabéns pelo blog

Gustavo Lincoln disse...

putz táva tão bom o post agora eu to enjoado com essa menina aaaaaah essa aí putz aaaaaaaaah puta merda sahsauhasuaha


Dá uma passadinha no meu, retribua a visita e deixe um comentário, que tal? ;)

www.gustavolincolnadm.blogspot.com

Henrique Alvez disse...

hmmm
bem interessante
desconhecia a informação
XD
*nojo da última foto*

http://baudopascacio.blogspot.com/

Stivie Sena disse...

óó que informativo ;D
gostei
e que fotinho a última heim
haha

BLOGUEIRO EXECUTIVO disse...

Além de informativo, ele também é um blog que tem uma pitada de humor, parabéns!

L.A.G. disse...

Eu já tinha lido algo sobre, mas não lembava.

Que nojo aquela foto!

IG TRUE LOVE <3 disse...

Ahhhh que Nojinho da ultima Fotoooo....eca eca


Ah eu nao sabia dessa informação hehe

Legal o Blog...Parabéns !


Passa lá no meu ...
http://igtruelovephotos.blogspot.com/

DIego Vinícius disse...

Eu só espirro de olhos abertos. huahauhauha

eutedigo disse...

Essa do olho sair da cabeça já foi provado ser mentira.

Muito legal o post ;D

Anônimo disse...

Tadinha...tão bonitinha e melecada desse jeito

Anônimo disse...

Que eu saiba, li em algum lugar aí, que se espirrarmos de olhos abertos o globo ocular sai.

Priscila disse...

Que eu saiba é tronco ENCEFÁLICO....

Constanza Barros disse...

Eu fiquei com nojinho dessa menina :-/


© 2011 Pedregulho'S - Programação e Designer Antonio Vasconcelos