8 fatos polêmicos ocorridos em Copas do Mundo

|

A galera da Super Interessante reuniu em uma matéria os 8 episódios mais feios, controversos e infelizes de Copas recentes – provando que a competição não é só aquela coisa bonita e pacífica que junta o mundo todo num só coração. Clique em Continue lendo

8- David Beckham chutando o argentino na frente do juiz


A rivalidade com a Argentina não é coisa só de brasileiro: rola uma inimizade por parte dos ingleses também. No começo do segundo tempo da partida entre as duas seleções na Copa de 98, David Beckham sofreu uma falta do jogador da Argentina Almeyda Simeone e caiu. Mas não deixou barato e, mesmo no chão, revidou com um chute no argentino – na frente do juiz. O inglês foi expulso, a Inglaterra ficou em apuros e foi eliminada. Beckham foi massacrado pela imprensa e pelos torcedores, que o culparam pela derrota. A fúria foi tanta que as pessoas o ameaçavam e queimavam imagens suas.

7- França: campanha tão ruim que se tornou assunto de Estado

A França já havia penado nas eliminatórias para a Copa de 2010 (e conseguiu a vaga graças a um gol com toque de mão), mas ninguém esperava o fiasco que estava por vir: a seleção não venceu nenhuma partida e terminou como lanterna do grupo. Mas o pior de tudo foram os barracos envolvendo jogadores e comissão técnica, com greve de treino (supostamente incentivada pelo ex-meia Zidane, que queria mudanças de tática), cancelamento de patrocínio e o atacante Anelka sendo mandado de volta para casa por xingar o técnico Raymond Domenech. O negócio ficou tão sério que o até o governo francês se envolveu, prometendo uma investigação.

6- A ajudinha da arbitragem para a anfitriã Coréia do Sul

Vários erros de arbitragem aconteceram na Copa de 2002, mas os mais marcantes foram os que beneficiaram a Coréia do Sul, uma das anfitriãs do Mundial, e fizeram com que 2 favoritos fossem eliminados: Itália e Espanha. Nas oitavas-de-final, os italianos tiveram um gol legal invalidado e seu principal jogador, Francesco Totti, foi expulso de campo em uma decisão que a própria FIFA admitiu, depois, ter sido equivocada. No jogo seguinte, a coisa foi pior ainda: a Espanha teve 2 gols legais anulados pelo árbitro, impedimentos foram marcados erroneamente e um escanteio para a Espanha não foi cobrado. A Coréia do Sul acabou vencendo nos pênaltis e ficou em quarto lugar na Copa.

5- A cotovelada violenta de Leonardo


Na Copa de 1994, o jogador brasileiro Leonardo surpreendeu com um lance extremamente violento. Até então um dos mais ponderados e “bonzinhos” da seleção, ele deu uma cotovelada tão forte no rosto do americano Tab Ramos que lhe provocou uma séria fratura na face e o fez ficar no hospital por 3 meses. Leonardo foi expulso e Bebeto fez o gol responsável pela vitória do Brasil naquele jogo de oitavas-de-final.

4- A piscadela de Cristiano Ronaldo na copa de 2006


Na tensa partida em que Portugal eliminou a Inglaterra do Mundial de 2006, o inglês Rooney cometeu uma falta em cima do zagueiro português Ricardo Carvalho. Cristiano Ronaldo, então, correu até o juiz e insistiu até convencê-lo a expulsar Rooney. Depois, deu uma piscadela para o seu banco, dando a impressão de que a situação havia sido armada. Na época, ele jogava no mesmo clube que o inglês (o Manchester United). O lance rendem um climão dentro do clube entre os “colegas”. Para completar, Cristiano Ronaldo sofreu ameaças de morte, teve a casa atacada por vândalos e até a sua sobrinha de 12 anos foi agredida na escola.

3- Cabeçada de Zidane na final da Copa de 2006


Durante o segundo tempo da prorrogação da partida final do Mundial em que a França enfrentou a Itália, o capitão francês Zidane, um dos melhores jogadores de futebol do mundo, respondeu às provocações do italiano Materazzi (que teria xingado a mãe e a irmã do cara) com uma cabeçada no peito. Foi expulso e a Itália venceu nos pênaltis. A raivinha fez o país perder “Eu preferia ter levado um soco na cara (ao invés de ouvir as provocações). Mas vocês acham que numa final de Copa do Mundo, quando faltam dez minutos para minha aposentadoria, eu faria um gesto desses porque me causa prazer?”, disse Zidane na época.

2- O apagão de Ronaldo na final de 1998

Ronaldo era o maior jogador do mundo em 1998. Mas, no momento mais importante do Mundial daquele ano, o “Fenômeno”decepcionou e sua atuação alimentou especulações e teorias conspiratórias sem fim. Na manhã do jogo da final contra a França, circulavam rumores de que ele havia passado mal na noite anterior e não poderia jogar. Na primeira escalação, seu nome não estava na lista, e só uns 30 minutos antes do jogo é que foi incluído. Ronaldo entrou em campo, mas não jogou nada bem e o resultado foi a desastrosa derrota para a França. Hoje, a única certeza é que ele teve uma convulsão – o motivo talvez nunca se saiba.


1- O assassinato do jogador colombiano que fez um gol contra


Nenhum erro em Mundiais teve um desfecho tão trágico como o que envolveu o jogador colombiano Andrés Escobar Saldarriaga. Depois de golear a Argentina por 5 a 0, a Colômbia foi para a Copa de 94 como umas das favoritas para levar o título, mas acabou eliminada logo na primeira fase. Quem levou a culpa foi Andrés, que era um dos queridinhos da seleção, mas fez um gol contra no jogo em que a Colômbia perdeu para os Estados Unidos. Ao voltar para o seu país, ele foi assassinado com 12 tiros. Apesar de não ter sido oficialmente comprovado, tudo indica que a morte foi encomendada por apostadores colombianos que perderam dinheiro com o resultado daquele jogo.



Veja outros posts do blog:




8 comentários:

Felipe Guio disse...

Parabens pelo blog, está ótimo!
Muitas postagens legais. Estou lhe seguindo!

Se quiser, da uma pasada lá no meu também!

http://cabecadefrango.blogspot.com/

Thaís Grandisoli disse...

Sabia de alguns só. Nossa, caraca, esse do Escobar eu não sabia! Fiquei chocada o_o

Anônimo disse...

triste esse do escobar, lembro de estar vendo esse jogo, quando ele fez o gol contra, fique triste em saber que ele foi morto depois disso. isso é uma falta de respeito com o sporte, erros todos cometemos, e o dele não vai ser diferente...

assim nem da vontade de representar o pais...

RinoRino disse...

Bom post...
Esse do Escobar ate hoje eu do risada haushausha

Anônimo disse...

A do Cristiano Ronaldo é foda! hahaha

Criação e Otimização de Sites - 2si

Postador disse...

vamos fazer parceria com meu blog ? http://pontoabc.blogspot.com

Adm - Best Filmes disse...

Acessem WWW.BESTFILMES.COM.BR
é muito bom este site

Seja Nosso parceiro.

Postador disse...

Vamos fazer parceria com meu blog, por favor ! http://pontoabc.blogspot.com


© 2011 Pedregulho'S - Programação e Designer Antonio Vasconcelos