BP adultera fotos do acidento no Golfo do México

|

Dentro do site da BP, há uma página só sobre as ações para conter o vazamento de óleo no Golfo do México, que começou em 20 de abril e já jogou no mar 325 milhões de litros de óleo. Na página, 23 links direcionam para entrevistas, vídeos e documentos oficiais da empresa sobre as ações contra o desastre, incluindo espaço para que os afetados possam pedir indenizações. O site, atualizado constantemente, parece mostrar um compromisso de transparência da gigante do petróleo com a informação pública sobre o desastre. Será?

A página de internet também é responsável por mostrar imagens do desastre adulteradas deliberadamente pelos fotógrafos da empresa. Isso é o que denuncia o jornal londrino Daily Mail . A reportagem detalha diferenças entre duas versões de uma imagem obtidas pelo site Gizmodo (veja abaixo).


Na fotografia original, o helicóptero da companhia está pousado em um heliponto, em frente ao mar poluído. Dentro dele, o piloto olha impassível para o desastre. Na fotografia adulterada — a que foi colocada no site da BP —, foram apagadas as referências ao fato de o helicóptero estar parado ( torre de controle e parte inferior que mostra o heliponto ). A água do mar poluído, após alteração na saturação, ficou mais azul e uma parte do oceano foi retocada. Com as alterações, a impressão é de que o helicóptero está em movimento, que os pilotos estão agindo, e de que o mar está mais limpo. Confira a lista de evidências apontadas pelo Daily Mail:

1. A torre de controle da plataforma está visível;

2. O mar entre os barcos está embaçado, um indicativo de que houve modificação na água; a empresa mexeu na saturação e destacou o azul da água (veja o zoom logo abaixo);

3. O ombro do piloto não foi recortado cuidadosamente, indicando alterações (veja o zoom logo abaixo);

4. De acordo com o jornal, havia uma garrafa de água na imagem original (onde agora está o 4)

5. A cor da borda da janela não está alinhada ao redor dos óculos do segundo piloto (veja o zoom logo abaixo);

6. A janela revela o chão da plataforma em vez do mar;

7. O altímetro do helicóptero está com uma leitura muito baixa, apontando que ele sequer decolou (veja o zoom no final do post);

8. O piloto segura uma papelada de checagens a serem feitas no helicóptero antes de decolar.


Na quinta-feira (22), a imagem foi retirada do site da BP. Tentando apagar mais esse fogo, a companhia declarou em sua página no Flickr que as imagens originais seriam disponibilizadas para comparação, tudo “em nome da transparência”. Em sua página no facebook, a BP admite ter feito as alterações com Photoshop e diz que pediu a seus fotógrafos para parar de fazer esse tipo de retoque.

O episódio mostra que, quando se trata de informar o público, há de se ter um grande pé atrás com a BP. O Daily Mail mostra outras alterações em fotos já praticadas pela empresa. Ao que tudo indica, a companhia vai precisar se cuidar mais para não acabar com a imagem tão suja quanto as águas que ela poluiu.



Veja outros posts do blog:




2 comentários:

Anônimo disse...

acho q alguém vai ser demitido :|

Anônimo disse...

acho q ja foi demitido...


© 2011 Pedregulho'S - Programação e Designer Antonio Vasconcelos