21 de abril, dia do Tiradentes



|

Tiradentes (1746-1792)  foi o mais famoso banguelador, bode expiatório e pintor brasileiro de todos os tempos.

Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes)  foi um importante comunista que viveu em Minas Gerais na década de 20. O pseudônimo Tiradentes lhe foi dado quando cursava odontologia na Universidade Federal de Minas Gerais, curso jamais terminado em função da intensa atuação de tiradentes no DCE da Universidade e no Movimento Estudantil, através do qual pretendia implantar o comunismo no Brasil. Sua tentativa de provocar a revolução foi ridicularizada por seus vizinhos e colegas, e o prefeito de Belo Horizonte resolveu por bem cortar sua cabeça.

Quando ainda era bem pequeno, além de fazer muito cocô e xixi, Tiradentes já pintava o sete. Ao crescer e acabar ficando grande, anos depois, continuou pintando o sete, ora como mascate, ora como tropeiro, comerciante, farmacêutico, e até como militar e minerador. Foi no trabalho de extração de pedras preciosas das rochas que ele desenvolveu a prenda de arrancar dentes. Usava até as mesmas ferramentas de mineração: martelos, alicates etc. O que, é claro, doía muito, tanto que, até hoje se comemora anualmente o dia que esse filho da puta foi enforcado, esquartejado, etc (segundo relatos da época, no caminho para o cadafalso, Tiradentes foi cercado por um sem-número de banguelas ex-clientes seus que o consolavam com palavras de apoio: -É bom? Quem é que tá com medinho agora, heim?). Ficou famoso nessa arte. Apesar de que ele preferia fazer suas extrações nas rochas, porque elas nunca gritavam.
Naquela época, a ruma de comedores de rapadura era muito grande, imensa, mas ainda era possível encontrar alguns dentes podres entre as cáries das bocas do povo. Tiradentes distraiu milhares de dentes de mineiros e cariocas. Nas cidades por onde ele passava, formavam-se filas de dobrar todas as esquinas da praça da Igreja Matriz. Até os humoristas Tiririca e Tião Macalé (Ih, nojento, tcham!) viraram banguelas nas mãos do artista.

Desciclopédia, tornando nossas vidas mais engraçadas.



Veja outros posts do blog:




0 comentários:


© 2011 Pedregulho'S - Programação e Designer Antonio Vasconcelos