O mundo dos canhotos

|

Hoje eu estava no colégio quando percebi que a colega do meu lado também era canhota, e mais outras 4 pessoas da minha sala, resolvi pesquisar mais sobre essa "anomalia" que de anomalia não tem nada, e que pode ser identificada logo na infância.

Ser canhoto é uma característica da criança que não se pode, nem se deve corrigir. Os estudos indicam que entre 12 e 15% da população mundial infantil é canhota. Também revelam que o fenômeno de ser canhoto, é mais comum nos meninos (cerca de 11%) que nas meninas (em torno de 9%), sem que esteja determinado o porquê.

Uma pessoa canhota é a que tem preferência em usar a mão esquerda para a maior variedade de ações, como pegar, alcançar, jogar, brincar, assinar, escrever e manipular.

Também inclui uma predileção por preferir o pé esquerdo para dar o primeiro passo para caminhar, montar um triciclo, chutar uma bola, pular corda, etc. Em geral, ser canhoto significa ter em algum grau um domínio do lado direito do cérebro.

Há tempos atrás, uma criança canhota não era vista com normalidade. Pensava-se que ser canhoto era um problema de saúde. Hoje em dia, já se sabe que ser canhoto não é uma enfermidade. É apenas uma característica da criança que não se pode nem se deve corrigir.

Alguns estudos afirmam que a genética é uma das causas de ser canhoto. Uma criança que tem um pai canhoto, tem aproximadamente 10% de probabilidade de sê-lo também. No caso que seja a mãe canhota, esta probabilidade aumenta 20%. E se tanto o pai como a mãe são canhotos, a criança tem a probabilidade de 50% em nascer canhota. No entanto, existem outros fatores que também explicam o porque do filho nascer canhoto. Existem pesquisas que relacionam um alto nível de testosterona (hormônio masculino) presente no útero da mãe antes do nascimento do bebê.

Outras pesquisas revelam que lesões em um hemisfério cerebral do bebê, durante a gravidez ou nos dois primeiros meses de vida, podem induzir que um deles se desenvolva mais. Se é o hemisfério esquerdo o lesionado, provavelmente se desenvolva uma criança canhota.

Muitas pessoas importantes do mundo também eram canhotas, como: Charlie Chaplin, Jimmy Hendrix, Angelina Jolie, Paul McCartney, Pablo Picasso, Barack Obama entre outros.



Veja outros posts do blog:




17 comentários:

Anônimo disse...

Se pai e mãe são canhotos, a chanse do filho nascer canhoto é 100%, e não 50%.

Anônimo disse...

é não.

porque neste caso ser canhoto seria a característica dominante e não a recessiva.

Anônimo disse...

Meus pais são destros e eu sou canhoto!!

Anônimo disse...

Se pai e mãe são canhotos, a chanse do filho nascer canhoto é 100%, e não 50%.

FALO MUITA MERDA
isso é que nem dizer que pais de olhos castanhos
não podem ter filhos de olhos claros ;x

André Salles disse...

Existem pesquisas que relacionam um alto nível de testosterona (hormônio masculino) presente no útero da mãe antes do nascimento do bebê.


HOHOHO eu sabia que tinha uma razão pra só eu ser canhoto na familia!!!

Cybelle Karina disse...

Mesmo com pais destros, lá em casa somos em 3 filhos e 2 são canhotos! Meu irmão mais velho e eu..

Alvaro disse...

Eu amo ser canhoto :D
é legal ser diferente dos outros e etc.

"Existem pesquisas que relacionam um alto nível de testosterona (hormônio masculino) presente no útero da mãe antes do nascimento do bebê."

Brutalidade, amigos

Anônimo disse...

o idiota do first eskeçeu de seus avós???? do resto da familia talvez???
não aprendeu a regrinhas das ervilhas verdes e amarelas na escola???? Vaiiii se fude..... quer dizer intaun que vc é gay... pq seu pai é homem e sua mãe é mulher...????? Idiot!

Anônimo disse...

Poderá ser 50% sim, desde que os pais sejam heterozigotos para esta característica.

Unknown disse...

Vcs tão usando genética de colégio pra calcular essa probabilidade. Genética de colégio é MUITO simplificada, praticamente só serve pra fazer vestibular. O fato da pessoa ser canhota ou destra com certeza não é herança mendeliana simples, como vcs estão considerando.

Anônimo disse...

Eu sou canhoto

Anônimo disse...

Eu sou canhota e meu pai tb é
É muito bom ser diferente
xD

Anônimo disse...

Minha mãe qnd era pequena era canhota, mas a professora dela amarrava a mão dela pra trás para q ela usasse a mão direita.. resultado: Ela é destre apenas para escrever, para as outras coisas é canhota. Minha irmã tbm é canhota, já meu pai e eu somos destres.

Anônimo disse...

"Jimmy Hendrix"?

Não seria Jimi Hendrix?

Anônimo disse...

è mtmassaaaaaaa ser canhotamesmo com os preconceitos huhuhuuuuuu

Anônimo disse...

Adoro ser canhota, é mesmo muito bom ser diferente dos outros.
VIVA OS CANHOTOS

Anônimo disse...

eu adoro ser canhoto mesmo , ser diferente dos outros , eu escrevo com a mão direita , acho que meu pais não queria que eu escrevesse de esquerda mesmo,

mais deis de sempre eu percebi que sou canhoto, na hora de apostar um queda da braço ou joga sinuca


© 2011 Pedregulho'S - Programação e Designer Antonio Vasconcelos